segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Aeróbico em jejum



A dica de hoje para vocês  é sobre o treino aeróbico em jejum. Muitas pessoas têm postado seus treinos de aeróbico em jejum nas redes sociais e esse assunto tem gerado certa polêmica entre profissionais e seguidores.
Vamos esclarecer alguns aspectos aqui com vocês e caso haja dúvidas podem deixar nos comentários que juntos aprenderemos.
Todo mundo quer queimar aquelas gordurinhas localizadas que não nos deixam em paz e insistem em ficar, permanecer em nosso corpinho. Mas sempre digo que toda e qualquer atividade física precisa de orientação e acompanhamento de um profissional de educação física e não é diferente com o aeróbico em jejum.
cardio_training
Muitos pensam que é uma loucura fazer aeróbico em jejum, mas para que ele seja praticado é necessário que se tenha um nível de condicionamento físicoelevado.
Para que todo exercício aeróbico tenha efeito, é necessário que este tenha um tempo de duração entre 20 a 40 minutos, e que seja executado dentro de umazona de treinamento específica que deve ficar entre 65% e 75% da sua frequência cardíaca máxima (FCM). Saiba como calcular sua FCM nestes links onde explico o que é a FCM:http://www.cuidandodocorpo.com/exercicios/preparacao-fisica.html ouhttp://www.cuidandodocorpo.com/corrida/correndo-na-esteira.html
O aeróbico em jejum é indicado para emagrecer e perder gordura. Deve ser feito em jejum, é claro, de barriga vazia. Isso quer dizer que se deve ao fato de que nesse momento o corpo se encontra com os estoques de glicogênio em baixa por ter passado cerca de 8 horas sem se alimentar e jogar açúcar no sangue.
O corpo possui duas fontes de energia, o glicogênio que vem doscarboidratos que ingerimos e a gordura. Os carboidratos são transformados em energia de maneira rápida (isso é bom) e apenas depois que ela se esgotar é que a gordura será utilizada. Em jejum, você obrigaria seu corpo a recorrer à gordura para sustentá-lo.
Mas vamos atentar para o fato de que o corpo não só utiliza da gordura como fonte de energia, ele pode fazer uso também de sua massa magra (estado catabólico). A gordura por não ser rapidamente transformada em energia, será utilizada como combustível somente para exercícios de baixa intensidade, e já para os demais, ele irá sugar dos músculos. Então precisamos estar atentos!
O treino aeróbico em jejum deve ser feito com muita atenção e cuidado (orientação de profissionais).
Veja alguns cuidados para tomar neste tipo de treino:
- O treino deve ser feito logo ao acordar. Se você demorar poderá haver perda de massa magra – catabolizar.
- A duração não deve ultrapassar 45 minutos.
- Suplementação durante o treino com aminoácidos são essenciais.
- A intensidade deve ser baixa como dissemos mais acima.
- A refeição pós-treino deve ser imediata para cortar o efeito catabólico e reparar os músculos. No máximo, até 30 minutos após o fim do treino e de preferência com uma proteína de rápida absorção como o whey protein.
Quero deixar claro que a suplementação deve ser indicada por nutricionistae o seu treino prescrito por profissional de educação física habilitado.
Não copie treino de ninguém, as orientações são sempre individualizadas, personalizadas. Se você tem interesse em algum tipo de treino converse com seu professor, ele é o mais indicado para fazer modificações para sua melhor performance e desempenho.
Esse é mais um tipo de treino para emagrecimento ou diminuição de %G, mas existem outros meios que você pode ser beneficiado, como natação, caminhadas com trotes, treino funcional, bicicleta, elíptico, escada, etc.
Espero que tenham gostado!
Para quem se interessar em ler um pouco mais sobre esse assunto acesse o site do professor Waldemar Guimarães:http://www.waldemarguimaraes.com.br/?p=1137

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Banana a Milanesa Banana a milanesa é uma receita tão simples, mas fica tã...